3 dicas para fazer perguntas mais eficazes
“Alguém tem alguma pergunta?” Quantas vezes você fez esta pergunta em sala de aula apenas para receber olhares vazios ou um ocasional aceno com a cabeça? Isso é porque está é uma das perguntas mais ineficazes para se perguntar aos alunos. No entanto, quando ensinamos continuamos fazendo esta pergunta esperando que um dia nossos alunos magicamente respondam.
O objetivo deste post é dar três dicas rápidas para tentar ajudá-lo a melhorar a sua estratégia de questionamento e gerar mais discussões em sua sala de aula e sessões de orientação.
Dica # 1: variar a pergunta. Você sempre faz perguntas que exigem respostas sim/não? Você sempre faz perguntas com verdadeiras/falsas? Se você só faz perguntas que exigem respostas simples, então você não está encorajando o diálogo com seus alunos. Tente misturar suas perguntas. Em vez de perguntar: “Susan, você vê como resolvemos essa equação usando esta fórmula?”, Mude sua frase para “Susan, explique os três passos que usamos na fórmula para resolver esta equação”.
Dica # 2: Evite fazer perguntas direcionadas. Você assume que seus alunos já sabem a resposta? Você faz uma pergunta apenas por fazer ou preencher o silêncio? Se você não está planejando suas perguntas antes do tempo, então você poderia cair facilmente na armadilha de fazer perguntas direcionadas que não dá a seus estudantes a oportunidade de absorver o pensamento crítico ou o diálogo. Em vez de perguntar, “Nesta foto, podemos ver o que o tecido do coração está doente, certo?” Mude o seu texto para, “Aqui está uma foto do tecido do coração. Se este fosse o seu paciente, qual seria o seu diagnóstico? “Você pode seguir essa pergunta com “Por que você acha que esse é o diagnóstico correto? “
Dica # 3: Perguntar … e depois esperar. Você faz uma pergunta e imediatamente segue-a com a resposta? Você faz uma pergunta no meio de sua palestra e então prossegue para falar mais sobre o tópico? Muitos professores fazem isso sem saber, mas esta é provavelmente a dica mais fácil e mais importante de se lembrar. Em média, depois de fazer uma pergunta, você deve esperar de cinco a 30 segundos antes de continuar. Isso cria um silêncio constrangedor no início, mas você vai se acostumar com isso porque seus alunos vão aprender a usar esse tempo para pensar e formular a sua resposta. Muitas vezes os professores não dão aos alunos tempo suficiente para pensar, e alguns alunos precisam de mais tempo para reunir seus pensamentos antes de falarem na frente de seus colegas. Tenha em mente que você precisará aguardar mais tempo se tiver feito uma pergunta que requeira habilidades de pensamento mais crítico.
Com estas três dicas, você começará a fazer perguntas de forma mais eficaz e vai atrair seus alunos em pensamento crítico e discussão.
Originalmente postado em: http://barbihoneycutt.com/3-tips-to-help-you-ask-questions-more-effectively/