5 erros de iniciante ao inverter a Sala de aula
Existe muita empolgação sobre o modelo de sala de aula invertida. Do ensino infantil ao ensino superior, desde o treinamento corporativo até a educação continuada, educadores em todo o mundo estão falando sobre como usar o modelo invertido para envolver os alunos e melhorar a experiência de aprendizagem. É fácil ficar preso apenas na emoção!
No entanto, enquanto viajo pelos Estados Unidos falando com educadores, não é raro ouvir:
“Eu tentei e não funcionou” ou “Os estudantes odiaram” ou “Isto levou muito tempo” ou “Eu nunca vou fazer isso de novo!”
Quando ouço respostas como estas, eu sempre procuro cavar mais fundo e quase todas as vezes pude verificar que foram cometidos pelo menos um dos erros de “iniciantes”, o que resultou em uma experiência de aprendizagem invertida pobre para o corpo docente e os para os alunos.
#1 Erro de iniciante: Ter uma definição curta do que é sala de aula invertida.
“Qual é a sua definição de sala de aula invertida?” Está é a primeira pergunta que eu sempre pergunto aos professores quando dizem que a sala de aula invertida não funciona. Se você definir apenas a sala de aula invertida como “alunos assistindo vídeos de palestras antes da aula”, então sim, a sua sala de aula invertida vai falhar. Expanda sua definição.
Em meu trabalho o aprendizado invertido significa “Concentrar-se nos alunos e envolve-los em todo o processo. “Envolver os alunos em uma aprendizagem de nível superior com experiências de pensamento crítico DURANTE o tempo de aula. Mover as experiências de aprendizagem de nível inferior para FORA do horário da aula. Quando nós definimos este caminho, os vídeos passam a ser uma ferramenta que ajudam os alunos a dominar o conteúdo antes de vir para a aula, mas há muitas outras ferramentas e estratégias que ajudarão neste processo.
#2 Erro de Iniciante: Resultados de aprendizagem mal articulados
Você deve deixar claro os objetivos esperados, tanto nas atividades pré-aula como nas em sala de aula. Se os alunos não conseguirem mostrar resultados nas atividades ativas de aprendizagem, então você precisa reescrever os objetivos esperados. Concentre-se. Seja específico. Os resultados da aprendizagem devem ser mensuráveis.
Se você não pode enunciar o que os alunos precisam ser capazes de fazer, então eles ficarão confusos e frustrados. Se isso acontecer, eles não vão fazer o “trabalho” pré-classe ou participar de atividades que você planejou durante a aula. Revise a Taxonomia de Bloom para ajudá-lo a esclarecer os resultados da aprendizagem. Compartilhe os resultados da aprendizagem com seus alunos. Use planilhas, templates e outras ferramentas para organizar a experiência da aprendizagem invertida e lembre-se de concentrar a atenção e esclarecer o por que de cada atividade, atribuição ou tarefa é importante.
#3 Erro de iniciante: Não planejar
Uma das responsabilidades mais importantes que você tem como professor na sala de aula invertida é planejar. Planeje os alvos que você deseja alcançar. Crie um plano de aula. Planeje cada etapa das atividades que você usará em sala de aula. Planeje como você vai introduzir a atividade invertida. Planeje como você irá atender a cada grupo para responder às perguntas dos alunos. Planeje quantos indicadores, quadros brancos, flip charts ou planilhas que você irá precisar. Planeje quanto tempo você acha que vai demorar para completar a atividade.
A sala de aula invertida é um lugar dinâmico, com muito barulho. Um lugar em que os alunos estão falando, compartilhando ideias e resolvendo problemas. Alguns alunos estão usando seu smartphone para encontrar respostas. Outros usam o livro. Os alunos de um grupo estão trabalhando em um ritmo diferente do que os alunos de outro grupo. O planejamento é fundamental para organizar esse tipo de ambiente de aprendizagem. Existe um outro lado deste erro de principiante, o de planejar demais, por isso tenha cuidado. Você ainda precisará ser flexível e adaptável dentro de seu plano, mas como diz o ditado, “Falhar em planejar é planejar falhar.”
#4 Erro de iniciante: A atividade é muito grande.
Quando você pensa sobre as atividades invertidas que os estudantes participarão durante a aula, é fácil ficar animado e ir para “grandes atividade”. Um estudo de caso complexo, um jogo incrível, uma simulação detalhada. Estes tipos de atividades têm o que eu chamo de alto nível de intensidade. Elas abordam os mais altos níveis de pensamento crítico, mas isso também significa que exigem uma quantidade maior de tempo durante a aula, planejamento antes da aula, e mais de você.
Se você é principiante na sala de aula invertida e está apenas começando a tentar estratégias de aprendizagem ativa em suas aulas, então vá para uma atividade com um menor nível de intensidade. Use atividades invertidas que são menos complexas até que você construa confiança e compreenda as etapas da aprendizagem centrada no aluno. Uma vez que você ganhou mais experiência com o modelo, então vá para o mais intenso das atividades invertidas.
#5 Erro de iniciante: Inverter todos os conteúdos.
Por último, mas não menos importante, não inverta tudo. Se uma atividade está funcionando bem e os alunos estão cumprindo ou até mesmo excedendo as expectativas, deixe-o sozinho. Você não precisa gastar sua energia e tempo, remodelando uma lição para se enquadrar dentro do modelo invertido. Em vez disso, procure momentos propícios para inverter.
Procure saber onde os alunos estão enfrentando dificuldade no conteúdo. Procure saber onde eles estão entediados. Então, procure lugares onde você está entediado. Esses são os lugares propícios onde um conteúdo pode ser invertido em sua sala de aula.
Quando você começar a pensar sobre a implementação de estratégias invertidas em sua sala de aula, pense sobre como você pode evitar esses cinco erros de iniciantes. Se você já tem utilizado o modelo invertido mas ainda não está encontrando o sucesso que você deseja, reveja esses erros novamente e analise se eles se aplicam ao seu curso.
E lembre-se, a mudança leva tempo. Seja flexível e paciente consigo mesmo e com seus alunos. Nem todas as lições extraídas serão bem sucedidas. Haverá resistência dos alunos. Haverá atividades que não chegarão ao resultado que você esperava. Haverá atividade que você projetou que não se encaixarão de aprendizagem invertida, mas haverão também incríveis aulas invertidas onde você perceberá o por que você faz o que você faz.
Originalmente publicado em http://barbihoneycutt.com/avoid-five-rookie-mistakes-flipping-class/