Por que as escolas precisam de espaços de aprendizagem colaborativa?
Os espaços de sala de aula impactam na aprendizagem – Espaço, seja físico ou virtual, pode impactar na aprendizagem. É capaz de unir as pessoas, encorajar a investigação, colaboração e discussão. Por outro lado, o espaço também pode levar uma mensagem implícita de silêncio e desconexão.
Alguns espaços de aprendizagem são muito atrasados - Muitos dos espaços de aprendizagem de hoje foram projetados décadas atrás, refletindo um layout comum que tem sido usado por séculos. Especialmente com as mudanças e possibilidades trazidas pela tecnologia, os espaços projetados no século 20 não são susceptíveis para se encaixar perfeitamente com os alunos do século 21. Não é hora de considerarmos uma atualização?
O poder da aprendizagem ativa – Uma grande parte dos estudantes de hoje clamam por um aprendizado ativo, participativo e experimental pois é muito parecido com o estilo de aprendizagem que exibem em suas vidas pessoais. Uma grande sala de aula com cadeiras fixas no chão não combinam com as preferências de aprendizagem destes alunos.
Facilitar o foco – Os estudantes de hoje são desafiados em diversas direções, muitos têm de trabalhar, alguns se distraem com facilidade e outros possuem intervalos de atenção. Não deveria um espaço de aprendizagem reunir alunos e professores em um ambiente que promova aprendizagem ao invés de constrangimentos?
Flexibilidade – Os alunos devem ser capazes de se mover de uma aula expositiva para passar a trabalhar em grupos (atividades em equipe e projetos) e tambem trabalhar de forma independente (ler, escrever ou acessar recursos impressos ou eletrônicos).Em locais especializados em trabalhar diferentes tipos atividades em um mesmo ambiente (sala de aula, laboratório e biblioteca) o fluxo de atividades é muitas vezes imediato. Faz muito mais sentido construir espaços capazes de reconfiguração rápida para suportar diferentes tipos de atividade ao mesmo tempo.
Conforto – o espaço “vivendo e aprendendo” – Em uma reunião da prefeitura no campus da Universidade de Indiana Purdue em Indianápolis, dois estudantes de oratória confessaram que abandonaram as classes por causa de cadeiras incômodas na sala de aula. Por que os alunos e professores não podem estar confortáveis enquanto aprendem? Um espaço de aprendizagem confortável, divertido e flexível pode facilitar o diálogo, estimular os sentidos e incentivar a interação. Por outro lado, desconforto pode ser uma distração significativa para a aprendizagem.
Descentralização – Enfatizando os princípios do sócio-construtivismo, os espaços devem transmitir co-aprendizagem e co-construção do conhecimento. Algumas implicações para a arquitetura incluem pensar em todo o campus como um espaço de aprendizagem ao invés de enfatizar as “salas de aula”. Isto significa evitar a mensagem de que a sala tem uma frente ou um espaço “privilegiado”.
Comunidade: A aprendizagem tem sido uma atividade comunitária por centenas de anos. O cenário social incentiva a aprendizagem colaborativa. Precisamos desenvolver espaços de aprendizagem que encorajem as conexões e não a compartimentalização. Há muitos outros conceitos compartilhados na compilação Learning Spaces compilation (em inglês). Todo este material é apoiado com fontes documentadas de pesquisas. Se você está considerando a implementação de espaços de aprendizagem colaborativa em sua instituição, este é um grande recurso para ajuda-lo a entender melhor os benefícios que isto pode trazer.
Originalmente postado em http://www.emergingedtech.com/2015/07/reasons-research-schools-need-collaborative-learning-spaces/