Porque Inverter a Sala de aula?

As vantagens para alunos, professores e pais

​A Inversão fala a língua dos alunos de hoje

​ A maneira como acessamos informação, como compartilhamos e criamos informação, mudou drasticamente em poucos anos. As crianças já crescem com acesso a diversos recursos tecnológicos. Eles não estão mais interessados em somente ouvir informação, agora querem construir e compartilhar, e é exatamente isso um dos focos da Sala de aula invertida, que é fazer com que o alunos não apenas recebam a instrução direta mais saibam como aplicar os conteúdos aprendidos e compartilhar todo esse conhecimento.

​A Inversão ajuda os estudantes que tem dificuldades.

​ Geralmente os alunos que recebem a maior parte da atenção do professor são os melhores e os mais brilhantes alunos. Aqueles que levantam a mão primeiro e fazem ótimas perguntas. Com a Sala de Aula Invertida todos os estudantes tem acesso ao professor, que passa o tempo de aula atendendo os alunos. A sala invertida também equaliza o interesse e motivação pela aula já que os alunos que já sabem tudo (os chamados gênios) não precisam mais ouvir diversas vezes a explicação do professor, inclusive ele é incentivado a ensinar aos colegas utilizando a linguagem deles, o que os torna muito mais motivado.

​ O estudante pode pausar e rebobinar o professor

  • ​Na inversão o controle remoto fica a com o aluno.
  • ​Equaliza o aprendizado pois geralmente o professor avança com muita rapidez na opinião de alguns alunos e com muita lentidão na opinião de outros.
  • ​Eles tem a chance de digerir a exposição em seu próprio ritmo, já que podem ver e rever o material quantas vezes for necessário

​ Aumenta a Interação Aluno-aluno

  • Os alunos são distribuidos em equipe.
  • Quando surgem dúvidas eles tentam solucionar entre eles
  • ​Passam a se ajudar em vez de dependerem exclusivamente do professor

​ Aumenta a Interação Aluno-Professor

  • Manter interações face a face com o professor é uma experiência inestimável para os alunos
  • Prove instrução just-in-time, ou seja oportuna e na hora exata, quando os alunos estão predispostos a aprender
  • ​O professores agora são mentores, amigos e especialistas

​ Outras Vantagens

  • Aprendem mais rápido de acordo com a taxonomia de Bloom
  • Aprendem e acordo com seu ritmo
  • ​Podem ver e rever a aula quantas vezes necessário
  • ​São ativos e protagonistas do seu aprendizado
  • ​São mais desafiados e passam a ser comprometidos

Mais conectados com os alunos

O professores tem como principal função ensinar, mas também está lá para inspirar, encorajar, ouvir e transmitir uma visão aos alunos. E tudo isso acontece a medida que as interações aumentam, (uma das premissas da inversão). Neste contexto o professor se sente muito mais aceito e amado em virtude desta interação o que o torna mais satisfeito e feliz com o seu trabalho.

Outras Vantagens

  • No aprendizado invertido 90% do tempo é gasto com com a aplicação do conteúdo e apenas 10% na entrega do conteúdo (no modelo tradicional é acontece exatamente o oposto).
  • Não há mais necessidade de repetir a mesma exposição 5, 6 vezes por dia para os mesmas séries.
  • Aulas mais participativas e colaborativas.
  • Muito mais conectados com os alunos
  • Aprendizagem efetiva com melhores resultados nas avaliações.
  • Melhor aproveitamento do tempo
  • Menos tempo tirando as dúvidas mais simples pois elas na maior parte serão elucidadas entre os alunos.
  • Uma pesquisa americana mostra que 88% dos professores que inverteram suas salas nunca mais voltarão ao modelo tradicional.
  • ​Saem da pedagogia da transmissão para a pedagogia da Inquirição, já que nas perguntas estão as melhores respostas
  • ​O papel do professor muda de expositor de conteúdo para orientador da aprendizagem.
  • ​Passa ser um facilitador que é muito mais que um professor pois tem que ter muito mais domínio sobre os assuntos.

Torna a aula mais transparente

Em um época em que parte da comunidade não confia na educação, a inversão leva a sala de aula para dentro de casa. Os pais tem livre acesso ao material didático em vez de ficarem se perguntando o que os filhos estão aprendendo na escola

Mudança de paradigmas

Geralmente nas reunioes de pais as perguntas frequente são: "meu filho é respeitoso, presta atenção em toda a aula?" depois da inversão a pergunta passa a ser: O meu filho está aprendendo?" O ponto é que algumas questões se tornaram irrelevantes e o foco principal é com a aprendizagem

Permite a diferenciação

​ Albert Einsten dizia que todo mundo é um gênio, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ela vai gastar toda a sua vida acreditando que ele é estúpido. A Inversão permite a verdadeira diferenciação pois o professor passa o tempo de aula caminhando e ajudando aqueles que tem mais dificuldade em certos assuntos e potencializando aqueles que tem mais facilidade ensinando assuntos mais complexos. O pais sentem que o aprendizado é personalizado.